Visualizar

quarta-feira, 29 de abril de 2009

ULRICH GRAFF

Johan Ulrich Graff, um empresário suíço, rico, e cheio de idéias progressistas que aportou em Mossoró para instalar uma poderosa firma comercial, de importação e exportação de produtos regionais. Era a Casa Graff, fundada em 1868, com instalações próprias em prédios construídos em um grande terreno que fora comprado a Souza Nogueira pela elevada quantia de 500$000 (quinhentos mil réis). Para se avaliar o que significava esse valor para a época, basta dizer que o orçamento votado pela Câmara Municipal para o ano de 1867, não passava de 251$000 (duzentos e cinqüenta e um mil réis).
No dia 5 de dezembro de 1872 chegou a Mossoró o alemão William Dreffren, "vindo no vapor costeiro de Pernambuco, com destino a estabelecer nesta cidade uma casa de compra dos diferentes gêneros do país", como nos informa o jornal "O Mossoroense" datado de 8 de dezembro de 1872. Dreffren era "um tipo expansivo, curioso, vermelhaço, suarento como um barril de cerveja de Hamburgo", no dizer de Raimundo Nonato. Era a "William Dreffren", uma casa de compra de algodão, couro e finalmente de todo e qualquer gênero e produto do país.
Outro grande comerciante estrangeiro que se estabeleceu em Mossoró nessa época foi o francês H. Léger. O Armazém do Francês, como era chamado, anunciava em "O Mossoroense": "H. Léger, negociante, importador da praça de Pernambuco, avisa ao respeitável público, com especialidade aos Srs. Sertanejos, que acaba de abrir nesta cidade um estabelecimento de secos e molhados sob a firma de Léger & Cia., onde muito bem se pode servir as pessoas que quiserem prevenir de fazenda e molhados, garantindo-lhes não só um preço inteiramente razoável como também sinceridade".
Nos requerimentos dirigidos à Câmara Municipal com pedidos para manter portas abertas das casas comerciais, encontramos muitos outros estrangeiros, como se segue: Henry Admas & Cia. (francesa), Teles Finizola (italiana), Frederico Antônio de Carvalho (português), Conrado Mayer (suíço), antigo empregado das Casas Graff , que ganhando muito dinheiro nesse giro de negócio, veio a se estabelecer por conta própria em Mossoró, e muitos outros.
Segundo um levantamento feito pelo professor Vingt-un Rosado e publicado em seu livro "Andanças pela história de Mossoró", em 1871 existia em Mossoró 18 comerciantes estrangeiros. E esses estrangeiros, vindos dos mais diversos países do mundo, projetaram o nome de Mossoró para além-fronteiras, através dos produtos que eram importados e exportados por esses comerciantes.

3 comentários:

  1. recentemente descobri que sou descendente de Teles Finizola. Como faço pra conseguir esse livro de Vingt-un Rosado? Tenho curiosidade por minha ascendencia. Se puderem ajudar, ficarei muito grato.

    Fábio
    fabiobarreto@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. A Coleção Mossoroense - a maior do país, com mais de 4 mil títulos tem a maior satisfação de doar um exemplar do livro do saudoso JERÔNIMO VINGT-UM ROSADO MAIA, basta solicitar através de ofício. Caso contrário, mande-me seu endereço que que te enviarei pelo Correio. MEU ENDEREÇO É - RUA ANTONIO LOPES FILHO, Nº 509, APODI-RN - CEP - 59700-00

    ResponderExcluir
  3. Não era a biografia de Ulrick Graff que o texto pretendia levantar? Não há mais nada sobre esse eminente suíço-mossoroense?

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O RN PASSA POR AQUI - 17 BLOGS E 1483 LINKS

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

Minha lista de blogs

SE FOR BEBER

SE FOR BEBER
NÃO DIRIJA