AUGUSTO SEVERO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO , natural de Macaíba-RN, nascido em 11 de janeiro de 1864, filho de Amaro BARRETO DE Albuquerque Maranhão e de dona Feliciana (Xana) Maria Pedroza de Albuquerque de Albuquerque Maranhão e irmão de quatro ilustres potiguares: Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão Filho 901/09/1855 – 26/06/1922), Pedro Velho de Albuquerque Maranhão (27/11/1856 – 05/12/1907, Fabrício Gomes de Albuquerque Maranhão (13/02/1852 – 19/04/1924) e Alberto Maranhão de Alquerque Maranhão (12/10/1872 – 01/02/1944). PEDRO VELHO e PEDRO VELHO, que por mais de uma vez dirigiram os destinos do Estado do Rio Grande do Norte, como seus governadores; que é considerado como o "Mártir da Tecnologia Aeronáutica" e seu tenaz esforço em conquistar os espaços, faz com que - merecidamente - seja visto como um dos pioneiros brasileiros dessa sublime aspiração, ao lado de nomes famosos como o paulista Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, o paraense Júlio César Ribeiro de Souza e o mineiro Alberto Santos Dumont, este cognominado, com justiça, "o Pai da Aviação". Jornalista, deputado federal, abolicionista e republicano histórico.
Augusto Severo, foi o primeiro brasileiro a pagar, com a sua
vida generosa, a satisfação do ideal que abraçara. Sua vida
e seus feitos ficarão sempre na história aviatória do Brasil.
A intrepidez, a coragem e o desprendimento são virtudes inseparáveis à figura de Severo, ele foi tragado pela sua própria invenção - o PAX - a qual, todavia, sagrou-o para a imortalidade, para o reconhecimento dos pósteres e exemplo para as novas gerações de aviadores brasileiros.
Como escreveu Olavo Bilac, em 31 de maio de 1902, "para Augusto Severo, o desastre foi uma glorificação".
Augusto Severo era filho de Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão e dona Feliciana ( Xana ) Maria da Silva Pedroza de Albuquerque Maranhão, irmão de Pedro Velho de Albuquerque Maranhão e de Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão, Severo, professor de matemática, diretor do velho Atheneu Norte Rio-Grandense (Fundado em 2 de dezembro de 1834), abolicionista, líder político, orador, deputado federal, inventor da dirigibilidade dos balões semi-dirigidos ( navio de alto-mar, como ele chamava), criador do "PAX" que cortou os céus de Paris, lírico e apaixonado.
Depois que Santos Dumont recebeu o prêmio Deustsh de
Severo que, viúvo, aos trinta anos, conheceu e amou profundamente a bela italiana Natália, dando-lhe um filho Augusto Natal Severo, em homenagem à amada terra.
Severo construiu o "Bartolomeu de Gusmão", que media
Aprofundou-se nos estudos e projetou o motor `reação. Planejou também a hélice dentro de um grande tubo, permitindo a um "navio" aéreo inverter sua marcha e deslocar-se à frente como a ré.
Em 1902, reuniu todos os seus meios financeiros disponíveis, incluindo ajuda de amigos e parentes, viajou a Paris para construir o balão "PAX" dimensões menores que o anterior, medindo
No dia 12 de maio de 1902, fez manobras durante 10 minutos com o seu balão, realizou círculos fechados apresentando figuras em forma de oito, provando a operacionalidade do invento e a sua habilidade em manejá-lo.
O balão pareceu tomar o seu rumo com destino ao ponto prefixado. Subitamente, quando o "PAX" achava-se aproximadamente a
Na França, no local da queda de Severo existe hoje uma placa de mármore com os seguintes dizeres:
"À la memoire de L`Aéonaute Brésilien AUGUSTO SEVERO et de son mécanicien français GEORGE SACHÊT Chute du dirigible PAX - Av du Maine. Le 12 mai de 1903"
Em Natal, no dia 12 de maio de 1913, por ocasião do 11º aniversário da sua morte, foi inaugurada a Praça Augusto Severo em homenagem ao ilustre potiguar.
No cemitério São João Batista:Na base do túmulo de Severo há um baixo relevo em bronze com o desenho do PAX e uma âncora, colocada como homenagem da Marinha de Guerra ao seu grande defensor na Câmara dos Deputados. Na parte superior do túmulo pode ser visto outro medalhão de bronze, com o retrato do aeronauta.
Há também uma inscrição em latim, de autoria do Senador pelo Rio Grande do Norte Almino Afonso: "Sidera vincere conatus vincit mortem", que significa "Tendo se esforçado para vencer os astros venceu a morte". Faleceu em Paris a 12 de maio de 1902, na explosão do seu dirível ‘Pax”, juntamente com o mecânico Sachet.
olá parabéns pelo blog tem muitas informações importantes de pessoas históricas do nosso estado sou também do rn pedagoga e amo muito o nordeste brasileiro.
ResponderExcluirabrços: severina albuquerque