
terça-feira, 30 de junho de 2009
Dr. MARCOS ANTONIO PINTO

segunda-feira, 22 de junho de 2009
CORONEL PM PEDRO GERMANO DA COSTA

Médico, diretor do Hospital da PM, Marcom, realizou a primeira cirurgia cardíaca com circulação extra corpórea no Rio Grande do Norte, fato este registrado no Conselho Regional de MEDICINA. Este acontecimento potiguar foi amplamente divulgado pela imprensa nacional, e teve como integrantes da equipe, os seguintes profissionais: Coronel Médico Pedro Germano, Cirurgiões Cleone Noronha, André Nunes, Ricardo lagreca, Cardiologista Ovídio Fernandes, o perfeccionista Pedro Paulo Leite e os anestesistas doutores Paulo Pinto e Carlos Pinto.
Pedro Germano fez curso ginasial no Colégio de Santa Luzia, na cidade de Mossoró-RN.
Pedro Germano patrono do Hospital Geral da PMRN, cuja denominação foi dada pelo Decreto nº 10.695, de 26 de junho de 1990, sancionado pelo então governador Geraldo José Ferreira da Câmara de Melo.
Faleceu em São Paulo no dia 3 de outubro de 1987
PELÓPIDAS FERNANDES DE OLIVEIRA

PELÓPIDAS FERNANDES DE OLIVEIRA, natural de Martins-RN, nascido em 3 de setembro de 1888 e faleceu em sua terra natal no dia 28 de junho de 1972, filho de pai não declarado e de Dona Abgail Lemos Fernandes de Oliveira. Bacharel pela Faculdade de Direito do Ceará, turma de 1910. Dedicou-se por inteiro à carreira jurídica. Foi Juiz Municipal de Pereiro, no Estado do Ceará; Juiz de Direito das Comarcas de Milagres-CE e São Miguel-RN, de onde foi removido, em 1928, para a Comarca de Martins, permanecendo no cargo até 1953, se tornando assim, o primeiro martinense que exerceu o cargo de Juiz em sua terra (exceto o caso dos juizes de Direito, martinenses, em substituição plena, anterior), e que, por maior período, desempenhou a função na Comarca de Martins, permanecendo na função por 25 anos. Pelópidas prestou relevantes serviços à comunidade martinense, tendo sido, por designação do seu tio, Coronel Demétrio do Rego Lemos (20/10/1867 – 13/05/1943), o administrador da construção da rodovia “13 de Maio na direção de Lucrécia e Mineiro, atual Frutuoso Gomes.